Sobre o Contra Paralelo e o Paralelo de Latitude Eclíptica entre Netuno e Plutão (2017-2020) Por Clovis Peres

NetPlut 

Sobre o Contra Paralelo e o Paralelo de Latitude Eclíptica entre Netuno e Plutão (2017-2020)

Por Clovis Peres

Longitudes e Latitudes são dois componentes do espaço, mas, enquanto a Longitude descreve um curso Leste-Oeste, a Latitude e a Declinação descrevem uma oscilação Norte-Sul: amanhece e anoitece, faz frio e calor. Aspectos em longitude descrevem a luz que ilumina e obscurece objetos e as coisas, naturais e artificiais, determinados pela arte e o engenho; Paralelos de Declinação, relativos ao Equador Celeste descrevem a intensidade do calor e do frio e as ações e reações físicas de expansão e contração; Paralelos de Latitude, relativos à Eclíptica, descrevem a intensidade da luz e da escuridão, e as ações e reações do pensamento e do desejo.

Aspectos de Longitude Eclíptica são como pontos, triângulos, quadrados, retas, que os astrólogos chamam de conjunção, trígono, quadratura e oposição, enquanto Paralelos e Contra Paralelos são encontros de planetas ou corpos numa mesma distância, acima ou abaixo, norte ou sul, do plano eclíptico, equatorial e local.

Consideramos aqui apenas as relações de Netuno e Plutão, definidos como a relação do mar com a lava que flui do interior da terra, seu resfriamento e o assoalho do oceano que cresce sem parar, ou, grandes ondas, arrepios, frêmitos que percorrem a multidão, provocando fricção, falha e fissura na crosta, liberando desejo sem fim que produz maravilha e horror a cada segundo.

Aspectos eclípticos longitudinais simbolizam construção, fabricação e destruição de grandes objetos, mercadorias, coisas, das quais se pode observar o ciclo e, de forma mais ou menos exata, prever seu desenvolvimento a partir de um começo qualquer, ou, dizia Políbio, no início está contido mais que a metade de um processo qualquer. A violência é onipresente nas relações com as coisas, desde a extração da matéria prima até a sua transformação num produto acabado, e, quando todos se transformam em coisas ou mercadorias, ela se torna a única senhora da vida. E considerar apenas aspectos da Longitude eclíptica para ler mapas ou observar planetas significa induzir comportamentos estritamente lógicos ou mecânicos, ou produzir imagens rasas.

Uma conjunção, um ponto, é como a potência de um objeto, a cadeira que se imagina ao encontrar velhas tábuas, a idéia luminosa no meio da noite, o motor à explosão, de onde brotam as modernas máquinas. A conjunção de Netuno com Plutão ocorre a cada 500 anos e se constitui como um grande objeto, visível mesmo nas sombras do tempo.

 

579 a.C., em Touro – Na Grécia, Esparta e Atenas desenvolvem a disciplina do corpo e da mente, e dominam o Mediterrâneo;

84 a.C., em Touro – Júlio César conquista a Gália, nasce o Império Romano, efetivo com Augusto em 27 a.C;

410, em Touro – Alarico a incendeia Roma e Agostinho escreve a Cidade de Deus, ensinando o caminho para atravessar esse vale de lágrimas e chegar aos céus;

905, em Touro – A casa da Sabedoria do Islã e a Universidade Católica;

1398, em Gêmeos – Oceanos. Portugal e Espanha, seguindo o ímpeto da vitória sobre os mouros, se lançam aos mares na cruzada espiritual de conversão do gentio, abençoada pelo Papa, e, cada um na busca ansiosa de especiarias, ouros, diamantes e novos mundos;

Em 1891, em Gêmeos – Navios, Trens, Automóveis, Aviões, Telégrafo, Rádio, Energia Nuclear, Televisão, viagens espaciais, genética, computadores…

 

Paralelos de Declinação Equatorial ou de Latitude Eclíptica dificilmente comportam previsão, e é deles que se diz que excedem muito o cálculo e mesmo a prudência do estadista; ações humanas em conjunto, racionalmente organizadas e ordenadas ou aquelas totalmente irracionais pertencem à microfísica e são difíceis de discernir, pois, quem descreve já atua num ou noutro sentido. Não se fala aqui de grandes ideias, apenas de pequenos desejos, ódios e medos cotidianos, alegrias e felicidades de cada um se entrechocando na aldeia, na cidade e no mundo.

Em outro momento estudaremos os Paralelos de Declinação Equatorial, concentrando- nos, daqui em diante, nos Paralelos de Latitude.

 

Paralelos de Latitude entre Netuno e Plutão

Entre 1500 e 1891 ocorreram três Paralelos e três Contra Paralelos de Latitude eclíptica entre Netuno e Plutão:

1521 N-S -1525 S – Netuno em Peixes e Plutão em Capricórnio –

Cortez e Pizarro destroem os Astecas e os Incas na busca de ouro e prata

1681 S – 1684 SN – Netuno em Aquário/Peixes e Plutão em Câncer –

Newton e os Princípios Matemáticos de Filosofia Natural

1769 N 1772 N-S – Netuno em Virgem e Plutão em Capricórnio –

O Tear mecânico e a Fábrica/ Estados Unidos da América do Norte

 

Entre 1891 e 2100 ocorrem dois Paralelos e dois Contra Paralelos de Latitude:

1929 N-S 1932 N – Netuno em Virgem e Plutão em Câncer –

Quando se avista Plutão e o rádio se torna comum, surge o totalitarismo de dupla face, da idéia e da raça, que sempre retorna com sua solução exclusivamente lógica ou exclusivamente afetiva para complexos problemas políticos, de relação e convívio.

2017S-N  2020 S – Netuno em Peixes e Plutão em Capricórnio –

 

Qual a relação que existe entre a descoberta do Novo Mundo, a prata dali arrancada, e a Revolução Inglesa, política e científica; e entre a Revolução Científica, o desenvolvimento da Fábrica e a Independência dos Estados Unidos? E entre o nascimento da Fábrica, dos Estados Unidos e a Depressão de 1929? Esse é o trabalho de historiadores e não de astrólogos, que trabalham com a forma pura e vazia do tempo, aspectos e paralelos que, do ponto de vista da Terra, se sucedem para sempre, em eterno círculo sem fim, sem sentido ou significado, adquirindo existência e forma somente através do olhar e da ação de cada um.

O conhecimento da realidade física e imaterial atrai mentes e forças até 905, quando ocorre a última conjunção de Netuno com Plutão no signo de Touro; a partir de 1398, em Gêmeos, com o objeto comunicação estabelecido, lançam-se aos mares e aos mundos desconhecidos e o conhecimento se transforma em informação. Em 1891, quando da última conjunção, desenvolvem-se esforços no sentido da conexão de todos os pontos do mundo através do telégrafo, do rádio, da televisão e do computador: informação ilimitada para composição e produção de qualquer conhecimento em qualquer tempo e lugar.

Nos Paralelos de Latitude considerados, Netuno oscila entre os signos da Virgem e dos Peixes, exceto em 1681, em que, no Contra Paralelo, transita em Aquário; e Plutão oscila entre Câncer (1929/32) e Capricórnio (2017/20).

Quando o Paralelo de Latitude ocorre com Netuno em Virgem ou Peixes há uma quadratura do Netuno com a conjunção de Netuno com Plutão, em Gêmeos; a conjunção de 1891/2 a conjunção de Netuno com Plutão ocorre no grau 8 dos Gêmeos, grau crítico que, tocado, mobiliza uma imensa maquinaria relativa àquele evento.

Quando Netuno transita em Virgem o discernimento, a distinção analítica e a filosofia da linguagem, mas, também, a segregação racial e ideológica; quando em Peixes, signo que expressa o princípio netuniano de enlace dos contrários, integra o diverso, da conecta  tudo e todos, mas, também,  envenena, intoxica  pela quantidade infinita de sinais, signo e símbolos que isola cada um na ilha da informação e do controle.

Simples e invertido retorno ao totalitário, agora, porém, sob a pisciana capa da conexão ilimitada que encerra cada um em si mesmo, incapaz de proximidade? Multidão fugaz, manipulável, irrelevante do ponto de vista do controle geral da situação?

O Estado absoluto do século XVI, que se transformou no Estado nacional do século XVII, se transforma agora no Mercado universal, que determina uniformidade de crença e pensamento, consumo e produção? E a solidariedade inerente ao chão da fábrica, que informou a modernidade, se transforma em conduta oportunista do negociante e no mundo do salve-se quem puder?

Pela magnitude das forças que irrompem nos próximos anos e pela organização e ordenação dessas forças em torno dos objetivos de cada um, o conflito se agiganta, avassalador, especialmente entre abril de 2016 e abril de 2017, exigindo, de cada um, rigorosa disciplina interna, firme determinação pessoal aliada a uma conduta suave e paciente com todos os outros.

Por Clovis Peres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s